Sobre o Blog

É apenas uma homenagem às belezas, aos conhecimentos e as informações contidas nas entrelinhas da internet. Sem fixar me a este ou aquele tema apenas na matéria-prima que impulsiona o desenvolvimento do ser humano: A CURIOSIDADE. Neste vasto mundo do consumo e da informação em massa a importância dos fatos e acontecimentos acaba sendo relegada a um plano inferior ou postas sob uma visão uniangular como se a realidade e a verdade fossem algo estáticas quando se sabe que a história só se move e se desenvolve através de pontos nunca antes experimentados. Assim é este planeta chamado Terra e desta maneira caminha a nossa humanidade.

sábado, 28 de agosto de 2010

Inakadate

Inakadate é um pequeno vilarejo, com pouco mais de 8 mil habitantes, do Distrito de Minamisugaru no centro-oeste da Província de Aomori localizada na região norte do Japão. Foi aqui neste pequeno vilarejo que Koichi Hanada, funcionário da prefeitura local, recebeu um pedido inusitado de seu superior: encontrar uma forma de trazer turistas para a pequena comunidade rural aonde existiam somente arrozais e pomares de macieiras.

Koichi Hanada, um homem normalmente taciturno, disse que passou meses quebrando a cabeça tentando encontrar alguma idéia que pudesse apresentar ao seu superior. Então, um dia ele viu os alunos de uma escola local plantando arroz em um projeto da escola. Eles usavam duas variedades de plantas de arroz, uma escuro com hastes arroxeadas e outra com hastes verdes brilhantes. Foi neste momento que Koichi Hamada teve a idéia de plantar arroz de hastes de cores variadas de modo a formar palavras e imagens.

"Eu não imaginava que faria tanto sucesso", diz ele.

O resultado foi o surgimento daquilo que hoje em dia é chamado de "paddy art" (arte em casca na tradução pura) e colocou o pequeno vilarejo no mapa das atrações turísticas do Japão. Todos os anos desde 1993 os moradores criam as suas próprias imagens usando os arrozais como suas telas e plantas vivas como a sua tinta e pincel e isto tem chamado muita a atenção da mídia nacional e dos turístas também.No ano passado, mais de 170.000 visitantes lotaram as ruas estreitas desta pacata comunidadede 8.000 moradores na sua maioria idosos, causando engarrafamentos e esperando por horas para ver a arte viva.

Mas esta beleza toda criada em um trabalho meticuloso tem a ajuda da tecnologia, variedades de diversas cores de pé de arroz foram especialmente desenvolvidas para esta finalidade e, um erro de perspectiva em um quadro que retratava a Mona Lisa fez com que o resultado final mostrasse uma Monna Lisa grávida, fez com que os habitantes do vilarejo solicitassem ajuda a uma professora para que ela passasse a fazer os desenhos em um programa de computação gráfica e é em cima destes desenhos que os moradores seguem a risca com o plantio das mudas de arroz.

Veja mais algumas das obras criadas pelos moradores de Inakadate:


Hoje em dia muitas localidades em todo o Japão estão copiando esta arte criada pelos moradores de Inadate que pelo seu pioneirismo continua recebendo a cada ano que passa um número crescente de turistas que ficam admirados com as obras, muitos chegam mesmo a perguntar se aqueles desenhos todos não são pintados com algum tipo especial de tinta.

Conheça um pouco mais sobre este trabalho visitando o site de divulgação criado pelos habitantes de Inadate aonde mostra passo a passo todo o processo de plantio e desenvolvimento das plantações de arroz criadas por eles. O link está traduzido para o Ingles mas dá para se entender e ter uma visão geral desta arte popular. Clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário